sexta-feira, 1 de maio de 2020

Um pouco mais sobre as promessas de Deus e a lei de Deus

            “Não foi por intermédio da lei que a Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo, e sim mediante a justiça da fé. Pois, se os da lei é que são os herdeiros, anula-se a fé e cancela-se a promessa” (Romanos 4.13-14).
            Essas palavras do livro de Romanos dão continuidade a nossa consideração sobre as promessas de Deus e a Lei de Deus. Abraão é, novamente, a pessoa ao redor de quem as percepções se abrem.
            Deus prometeu a Abraão bênçãos sem medida. Lemos nas Escrituras, “A tua descendência será como o pó da terra; estender-se-á para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra” (Gênesis 28.14). Essas promessas não são condicionais à capacidade de Abraão de alcançar o nível da santa Lei de Deus. Pois está escrito: “Não foi por intermédio da lei que a Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo” (Romanos 4.13a). A Lei ainda estava há centenas de anos de ser revelada quando Deus fez essas promessas a Abraão. Igualmente, essas promessas não dependiam da circuncisão (o sinal dessa aliança com Abraão); visto que a Escritura afirma: “E recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça da fé que teve quando ainda incircunciso; para vir a ser o pai de todos os que creem, embora não circuncidados, a fim de que lhes fosse imputada a justiça” (Romanos 4.11). A circuncisão foi adicionada depois que Abraão ouviu as promessas e creu.
            Nos encontros com Deus, foi requerido de Abraão que colocasse sua confiança e segurança no Senhor. Como está escrito: “Não foi por intermédio da lei que a Abraão e a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo, e sim mediante a justiça da fé” (Romanos 4.13). Quando Abraão creu nas promessas de Deus, naquele momento, Deus o declarou justo aos seus olhos. Observe a declaração das Escrituras: “Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça” (Romanos 4.3). O que deu a Abraão o direito de estar com Deus e lhe permitiu entrar nas promessas de Deus foi sua confiança no Senhor.
            A única outra opção à “fé que depende de Deus” seria a “auto dependência do cumprimento da Lei”. Uma aproximação de Deus como esta é totalmente inaceitável, visto que a Escritura diz: “pois, se os da lei é que são os herdeiros, anula-se a fé e cancela-se a promessa” (Romanos 4.14). Tentar merecer as promessas de Deus mediante o cumprimento da Lei declara que concebemos a fé em Deus como insuficiente. Esforçar-se para obter o que Deus tem prometido prover declara que consideramos suas promessas como ineficazes.
            Por isso, coloquemo-nos em oração diante de Senhor, nosso Deus, pedindo perdão por nossas frequentes tentativas de realizar por meio de meus atos aquilo que ele oferece por meio da promessa; reconhecendo que agir dessa forma mostra desprezo a fé nele e a suas promessas; e suplicando que nos dê uma nova consciência da excelência da fé o do poder se suas promessas.

terça-feira, 28 de abril de 2020

Mais sobre as promessas de Deus e a lei de Deus

            “Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador. Ora o mediador não é de um, mas Deus é um. É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei. Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que creem” (Gálatas 3.29-22).
            Em nossa meditação anterior, vimos que executa seu plano de salvação mediante o fazer e cumprir promessas. Seu plano não é contingente, ou dependente, da capacidade do homem de cumprir satisfatoriamente sua santa Lei. Para colocar de outro modo, a Lei de Deus (dada centenas de anos depois das promessas a Abraão) não substitui aquelas promessas.
            Isto levanta uma pergunta muito importante: “Qual, então, o propósito da Lei?” “Para que ela serve?” Se a Lei de Deus não cancela nem reajusta suas promessas a Abraão, então, por que ela foi adicionada? A Escritura responde a essas perguntas, dizendo: “Foi adicionada por causa das transgressões.” Deus desejava que as pessoas soubesses que possuem um gravíssimo problema: o pecado. O pecado do homem precisa ser claramente definido, como está escrito: “Visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado” (Romanos 3.20). A extensão do pecado nunca seria conhecida plenamente sem a Lei. Observe o que a Escritura afirma: “Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás” (Romanos 7.7). Igualmente, Deus queria que todos neste mundo soubesses que são responsáveis diante dele por suas transgressões. Assim, a Lei condena a pecaminosidade do homem; como diz a Escritura: “Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus” (Romanos 3.19).
            Há outra importante questão levantada por isto. “A Lei, então, é contrária às promessas de Deus?” A Lei não substitui as promessas de Deus, mas ela trabalha contra suas promessas? Certamente que não. A Lei de Deus e as promessas de Deus possuem simplesmente propósitos diferentes (assim como acontece com a Lei e a graça). A Lei de Deus revela a santidade que é inerente ao caráter de Deus. Ao mesmo tempo, ela descreve a vida santa que Deus requer que seu povo viva. Observe a declaração da Escritura: “Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo” (Levítico 19.2). As promessas de Deus tornam-se os meios pelos quais o homem lida com sua falta de santidade e acesso à santidade de Deus. É isto que a verdadeira vida espiritual significa: perdão do pecado e vida de justiça em Cristo. Isto não pode ser alcançado mediante o cumprimento da Lei. Como está escrito: “Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei” (Gálatas 3.21). Pelo contrário, a promessa de vida é obtida somente pela fé. Pois está escrito: “Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que creem” (Gálatas 3.22).
            Sendo assim, em oração ao Deus santo, confessemos que não há em nossos próprios recursos naturais santidade inata; reconheçamos que somente podemos encontrar o perdão e a verdadeira justiça nele; supliquemos que ele nos ajude a compreender a diferença entre a sua Lei, que nos condena, e suas promessas, que nos trazem vida por meio de Cristo Jesus.