segunda-feira, 31 de março de 2014

Há um Sacerdote na Casa?



            Em toda casa deve haver um sacerdote. Deus determinou que o homem exerça essa função. Homem, você é o sacerdote da tua família. Isso pode soar estranho aos nossos ouvidos de crentes neotestamentários, pois aprendemos que todos os cristãos são sacerdotes (Apocalipse 1.6; 5.10). Entretanto, a Escritura também ensina que o esposo, como cabeça do lar, é o líder espiritual da família, o sacerdote da família. Nesse sentido, vemos Noé, logo após o dilúvio, oferecendo um holocausto a Deus como sacerdote, líder espiritual, de sua família (Gênesis 8.20-22); vemos igualmente Jó exercendo essa função ao oferecer sacrifícios em favor de seus filhos (Jó 1.4-5); o mesmo se repete em Abraão, Davi e outros. Vemos, também, Eli, sumo sacerdote de Israel, falhando no exercício do sacerdócio em sua casa (1 Samuel 2.12-17, 22-25).
É tarefa do sacerdote cuidar da vida espiritual daqueles que foram confiados aos seus cuidados. O exemplo de Jó, aqui, é de grande valor, pois revela sua grande preocupação com a vida espiritual de seus filhos.
A maioria dos homens, porém, não reconhece que possui esse ministério e que deve exercê-lo. Boa parte dos homens negligencia totalmente seu sacerdócio familiar, outro tanto repassa essa função para a esposa, e outros deixam seus filhos por conta própria. Reconhecemos que essa não é uma tarefa fácil, ao contrário, ela traz grande peso de responsabilidade sobre os homens. É preciso ser homem de verdade para exercer essa função com sucesso.
Porém, não precisamos nos desesperar. Deus, em seu “Manual” – a Bíblia – nos fornece todas as orientações necessárias para o exercício dessa função no lar. Homem, você é o sacerdote da tua família, exerça tua função: a) Lendo a Bíblia com tua família. Lemos em Deuteronômio 6.6-9: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.” b) Orando com tua família e por ela. Encontramos, em 2 Samuel 12.15-16, Davi orando em favor de seu filho enfermo: “E o Senhor feriu a criança que a mulher de Urias dera à luz a Davi; e acriança adoeceu gravemente. Buscou Davi a Deus pela criança; jejuou Davi e, vindo, passou a noite prostrado em terra.” Orou também em favor de Salomão (1 Crônicas 29.18-19). c) Levando tua família à Casa de Deus. É salutar e animador o exemplo de José levando Jesus ao templo anualmente: “Passados os dias da purificação deles segundo a Lei do Senhor, levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor.” “Ora, anualmente iam seus pais a Jerusalém, para a Festa da Páscoa.” (Lucas 2.22 e 41) d) Sendo exemplo para tua família. Respondendo à oração de Salomão, o Senhor lhe aparece e diz: “Se andares perante mim como andou Davi, teu pai, com integridade de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei e guardares os meus estatutos e os meus juízos, então, confirmarei o trono do teu reino sobre Israel para sempre.” (1 Reis 9.4-5). Em outras palavras, Salomão devia olhar para o exemplo deixado por seu pai e segui-lo.
Há um sacerdote em tua casa? Homem, você tem assumido a função sacerdotal em tua família? O Senhor Deus colocou em tuas mãos, homem, essa função. Você a tem exercido? Você lê a Bíblia com tua família? Você ora com tua família e por ela? Você leva tua família à Casa de Deus? Você é um bom exemplo para tua família? Nossas esposas e nossos filhos esperam isso de nós. Seja um homem de verdade, assuma e exerça a função de sacerdote em tua família.