sexta-feira, 26 de março de 2021

Esperando no Senhor, aguardando no Senhor

            Exploremos mais o tema do esperar no Senhor, acrescentando outros textos ao de Isaías. “Esperarei no Senhor, que esconde o seu rosto da casa de Jacó, e a ele aguardarei” (Isaías 8.17). “Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor” (Salmo 27.14). “Sede fortes, e revigore-se o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor” (Salmo 31.24).

            O viver esperando no Senhor oferece outra perspectiva útil sobre o viver pela graça. Esperar no Senhor é a mesma realidade espiritual de aguardar no Senhor. Observe as palavras do profeta Isaías, “Esperarei no Senhor [...] e a ele aguardarei”. Esperar no Senhor não diz respeito a meramente esperar, isto é, deixar o tempo passar. Antes, diz respeito a colocar humildemente nossa esperança e expectativas no Senhor Deus enquanto o tempo passa. É isto que a vida pela graça abrange, ou seja, confiar que Senhor está trabalhando a nosso favor e dentro de nosso coração.

            Esperar no Senhor, ou aguardar no Senhor, é um privilégio apropriado para cada área de nossa vida. Além disso, fantásticas consequências resultam do aguardar em nosso Deus. Note as afirmações da Escritura: “Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor” (Salmo 27.14). “Sede fortes, e revigore-se o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor” (Salmo 31.24). Quando colocamos nossa esperança no Senhor, esperando por sua ação em nossa vida e circunstâncias, ele produz em nós coragem e capacitação espiritual em nosso homem interior.

            Aqueles que esperam no Senhor possuem um destino caracteristicamente diferente do destino do perverso. Pois a Escritura declara categoricamente: “Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no Senhor possuirão a terra” (Salmo 37.9); e “Espera no Senhor, segue o seu caminho, e ele te exaltará para possuíres a terra; presenciarás isso quando os ímpios forem exterminados” (Salmo 37.34). Os malfeitores os perversos, os que não se interessam pelo caminho da salvação) serão exterminados. Eles perderão tudo que tentarem realizar no desenvolvimento de seus reinos terrenos pessoais. Eles pensam que poderão levar consigo uma porção deste mundo, o qual pertence ao nosso Deus Criador. Em vez disso acontecer, eles perderão tudo. Eles serão separados para sempre de suas realizações, bem como do Deus que os criou. Como está escrito, “Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, que dará o homem em troca da sua alma? (Mateus 16.25-26). Por outro lado, aqueles que esperam no Senhor herdarão a criação, assim como um relacionamento eterno com seu Criador e Redentor.

            Verdadeiramente, “Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca” (Lamentações 3.25). Portanto, “espere Israel no senhor, pois no Senhor há misericórdia; nele, copiosa redenção” (Salmo 130.7). Sim, “Espera, ó Israel, no Senhor, desde agora e para sempre” (Salmo 131.3).

            Agora, em oração diante de nosso Criador e Redentor, expressemos nosso desejo de viver todos os nossos dias esperando nele, aguardando nele; rendamos graças pelas crescentes expectativas que ele nos dá quando esperamos nele; rendamos graças pelas consequências de esperarmos nele: coragem, força interior, gozo da sua abundante bondade, herança eterna e, acima de tudo, um relacionamento eterno com o Senhor Deus.