sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Ainda mais sobre a habilidade de Deus e suas promessas

            Precisamos dedicar um pouco mais de tempo ao tema da habilidade de Deus e suas promessas. Para isso, vejamos duas passagens da Escritura: “Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo e das tuas mãos, ó rei” (Daniel 3.17). “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória” (Judas 24).
            O tema básico, nessa seção de nossas meditações sobre crescimento na graça de Deus, diz respeito às promessas de Deus. Viver com base nas promessas de Deus é apenas outro modo de considerar o viver pela graça de Deus. Novamente, os versículos sob consideração falam da habilidade de Deus. Quanto mais nosso entendimento cresce acerca do que Deus é capaz de fazer, de modo mais intenso confiaremos em suas promessas.
            Em nosso primeiro texto, Daniel 3, três jovens israelitas (Sadraque, Mesaque e Abede-Nego) dão um tremendo testemunho da habilidade de Deus. O rei Nabucodonosor tinha ordenado que todo o povo se comprometesse em idolatria, sob a ameaça de duras consequências. Lemos em Daniel 3.4-6, “Nisto, o arauto apregoava em alta voz: Ordena-se a vós outros, ó povos, nações e homens de todas as línguas: no momento em que ouvirdes o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles e de toda sorte de música, vos prostrareis e adorareis a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor levantou. Qualquer que não se prostrar e não a adorar será, no mesmo instante, lançado na fornalha de fogo ardente.” Sadraque, Nesaque e abede-Nego não obedeceram à ordem do rei; ao ouvirem o som da trombeta não se prostraram nem adoraram a imagem de ouro. Não se comprometeram com a idolatria. Sendo presos e levados para a boca da fornalha de fogo ardente, foram questionados pelo rei, foi-lhes dada uma segunda oportunidade de cumprir a ordem real e foram lembrados das duras consequências da desobediência. Os três jovens responderam corajosamente, baseados na habilidade de Deus: “Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei.” Eles não se prostraram, não aproveitaram a segunda chance e não tiveram medo das consequências. Por isso, eles foram lançados na fornalha de fogo ardente, agora aquecida sete vezes mais. Todavia, o Senhor demonstrou sua habilidade em seu favor, pois, quando o rei olhou para dentro da fornalha, ele exclamou: “Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante a um dos filhos dos deuses” (Daniel 3.25). Sim, Deus provou ser capaz de livrá-los.
            Centenas de anos mais tarde, Judas (possivelmente irmão de Jesus) falou sobre a habilidade de Deus em duas outras áreas importantes. Ele disse: “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória” (Judas 24). Esse aspecto da habilidade de Deus oferece a segurança de que Deus pode guardar seu povo de tropeços e de tombos enquanto se encontram na terra, e pode apresentar seu povo sem defeito e sem falhas (perfeito) quando ele alcançar o céu. Todos nós conhecemos nossa capacidade para fracassar ou tropeçar espiritualmente, caindo em transgressão ou cedendo à tentação. Também lutamos com as acusações do inimigo de nossas almas, o diabo, que procura roubar de nós a expectativa de finalmente estarmos diante de nosso Senhor completamente perdoados, limpos e transformados. Nosso Deus é capaz de trabalhar de modo eficaz nessas duas áreas em todos aqueles que humildemente confiam nele.
            Por isso, em oração, reconheçamos o quão capaz o Senhor é: capaz de livrar-nos das situações ameaçadoras da vida; capaz de guardar-nos de tropeçar no pecado; capaz de apresentar-nos a si mesmo sem defeito, algum dia, no céu. Com gratidão, tendo sua habilidade em mente, sintamo-nos encorajados a depender humildemente de suas muitas promessas.