sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Uma vez mais sobre a fonte da fé

           “E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fieis e verdadeiras” (Apocalipse 21.5). “Disse-me ainda: Estas palavras são fieis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer” (Apocalipse 22.6). “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Romanos 10.17).

            Jesus é a fiel e verdadeira testemunha, a qual nos dá a verdade confiável que devemos ter a fim de encontrar a vida e vida abundante, como o Senhor Deus planejou. Observe com atenção as seguintes declarações das Escrituras: “E da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra” (Apocalipse 1.5); “Ao anjo da igreja em Laodiceia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus” (Apocalipse 3.14); e “Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça” (Apocalipse 19.11). Esses textos afirmam de modo incontestável que Jesus é fiel e verdadeiro. Assim, à medida que vemos sua fidelidade e seu caráter verdadeiro, a fé nele se desenvolve em nossas vidas. Sua palavra é uma parte vital deste processo, visto que ela possui o mesmo caráter que ele, Jesus, possui (fiel e verdadeira). Como está escrito, “Escreve, porque estas palavras são fieis e verdadeiras” (Apocalipse 21.5); e “Estas palavras são fieis e verdadeiras” (Apocalipse 22.6).

            Quando as pessoas recebem humildemente a Palavra de Deus, as Escrituras mudam suas vidas. É desta forma que iniciamos nosso relacionamento com Deus, pois a Escritura diz: “pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada” (1 Pedro 1.23-25). Nascemos de novo na família de Deus quando a palavra incorruptível, viva e eterna de Deus foi plantada como uma semente em nossos corações. Isto aconteceu mediante o ouvir o evangelho. Cremos nas boas novas de Jesus Cristo e esta semente do evangelho germinou dentro de nós, produzindo vida eterna.

            Depois de nascermos de novo pela graça, por meio da fé em Cristo, o plano de Deus é que continuemos a responder a sua Palavra (como os tessalonicenses fizeram). Observe, “Outra razão ainda temos para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes” (1 Tessalonicenses 2.13). Estes santos deram boas vindas às Escrituras em suas vidas. Eles sabiam que não era uma mera mensagem humana. Eles reconheceram que ela vinha do Senhor Deus. Eles estavam ansiosos para ouvi-la e para confiam em sua mensagem que alimenta a vida. Então, ela operou eficazmente em seus corações, a medida que criam nas verdades que ouviam. Pois, como está escrito: “A fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Romanos 10.17). De modo inicial e continuamente, a fé vem mediante o ouvir as palavras fieis e verdadeiras de Deus, e esta fé acessa a graça.

            Então, colocando-nos de joelhos diante de nosso amado Senhor, que é fiel e verdadeiro, e cuja palavra é igualmente fiel e verdadeira, rendamos graças por ter ele regenerado nosso coração e colocado fé nele mediante a mensagem do evangelho; reconheçamos que somente podemos crescer na fé se recebermos humildemente sua Palavra em nosso vida dia a dia; e desejemos viver pela fé, a fim de crescermos na graça.