sexta-feira, 13 de março de 2020

Mais um pouco sobre a fidelidade de Deus e suas promessas

            Precisamos dedicar um pouco mais de nosso tempo para refletir sobre um assunto tão relevante como este. Por isso, vejamos o que mais a Escritura diz sobre a relação entre a fidelidade de Deus e suas promessas. “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará” (1 Tessalonicenses 5.23-24).
            Essa magnífica oração abençoadora termina com outra proclamação sobre a fidelidade de Deus, que ocorre unida a uma promessa estratégica da parte do Senhor. Observe atentamente, “Fiel é o que vos chama, o qual também o fará”. A que nosso Deus fiel nos tem chamado? E o que ele promete fazer?
            O Senhor nos chama para a santificação e irrepreensibilidade (Isto é, para uma vida de crescente retidão pessoal). Pois é isso que a Bíblia declara: “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra” (1 Tessalonicenses 4.3-4). É da vontade de Deus que seus filhos cresçam em uma vida santificada (isto é, sejam cada vez mais separados para a glória, honra e uso de Deus). A questão particular, em vista aqui, era a pureza sexual, como está escrito: “que vos abstenhais da prostituição” ou imoralidade sexual.
            Outro termo para esse objetivo piedoso é “irrepreensível”. Observe o que a Escritura diz: “e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. A medida que vivemos para o Senhor, dia a dia esperando seu retorno, ele deseja desenvolver a semelhança de Cristo em nós. Ele deseja que haja cada vez menos razão para as pessoas apontarem o dedo para nos culpar. Esse é o ensino da Escritura em outro lugar, “para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo” (Filipenses 2.15).
            Como esse desejo do Senhor é realizado? Ele deve ser feito por meio da ação de nosso Deus fiel, o qual promete fazer isso. Note, “Fiel é o que vos chama, o qual também o fará”. Qual é o meio empregado pelo Senhor para realizar isto? Sua Palavra. Jesus revelou isto em sua oração a nosso favor, pouco antes de ir para a cruz. Ele disse, “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17.17). Nosso Senhor deseja liberar o poder de sua Palavra em nossas vidas, mudando o modo como pensamos e agimos. Ele deseja usar sua Palavra para separar nossas vidas para si mesmo. O apóstolo Paulo escreveu sobre esse poderoso processo espiritual ao referir-se às intenções de Cristo para com sua Igreja. Ele disse: “para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Efésios 5.26-27).
            Por conseguinte, em oração diante do Deus de santidade, desejando ser separado mais e mais para sua glória, honra e uso, e aspirando por mais santidade em nossa vida diária; supliquemos humildemente que ele transforme nosso coração e nossa mente por meio do poder de sua santa Palavra; e reconheçamos que ele é fiel para fazer isto.