“Vinde
a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de
coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o
meu fardo é leve” (Mateus 11.28-30).
Duas das “mui
grandes e preciosas promessas” (2 Pedro 1.4) do Senhor são encontradas nesses
versículos, a saber, “eu vos aliviarei” e “achareis descanso para a vossa
alma”. Essas promessas suplementam bem nossas meditações anteriores sobre as
promessas de Deus e o descanso de Deus. A primeira promessa diz respeito à
justificação e nascimento espiritual. A segunda se refere à santificação e ao
crescimento espiritual.
A
primeira promessa, “eu vos aliviarei”, é dirigida àqueles que estão lutando sob
o fardo da culpa e da condenação relacionado ao pecado; é dirigida àqueles que
estão “cansados e sobrecarregados”. É aqui o local onde todos começam sua
jornada terrena. O salmista Davi testificou acerca deste ponto de partida comum
a toda humanidade, dizendo: “Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu
minha mãe” (Salmo 51.5).
A
fim de desfrutar dos benefícios dessa promessa inicial de descanso ou alívio,
uma pessoa deve levar seu pecado e culpa até Jesus. Observe o convite feito
pelo Senhor Jesus, “Vinde a mim”. O Senhor Jesus é o único que pode remover
esse farde de culpa, simplesmente porque ele carregou esse fardo de pecado por
nós na cruz. Preste atenção à declaração da escritura: “Todos nós andávamos
desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez
cair sobre ele a iniquidade de nós todos” (Isaías 53.6). Assim, é garantido o
perdão a todos aqueles que vão a Jesus em humilde arrependimento. A promessa,
“eu vos aliviarei”, é cumprida na vida daquele que leva seu fardo de pecado e
culpa a Jesus, e o vê como aquele que levou seu fardo na cruz.
A
segunda promessa é dirigida àqueles que já encontraram o descanso inicial do
perdão, mas suas almas ainda estão inquietas. Eles estão lutando sob o fardo de
tentar produzir uma vida de piedade mediante seus próprios recursos carnais.
Assemelham-se aos gálatas, acerca dos quais a Escritura diz: “Sois assim
insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando
na carne?” (Gálatas 3.3) Eles desejavam ser resgatados do fardo opressor de
andar segundo a carne. Como foi a experiência do apóstolo Paulo, “Desventurado
home que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” (Romanos 7.24)
A
fim de desfrutar dos benefícios dessa promessa adicional de descanso, uma
pessoa deve unir-se a Jesus, ou seja, deve andar com ele em intimidade diária.
Este é o significado de “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim”. Este
jugo não tem o propósito de remover metade do fardo, como o jugo colocado sobre
dois bois. O Senhor afirma que o seu “jugo é suave”, e o seu “fardo é leve”.
Esse é o jugo do relacionamento e da comunhão; visto que o Senhor Jesus
acrescenta: “aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração”. A segunda
promessa é cumprida naqueles que andam por esse caminho de crescente comunhão
com o Senhor, a saber, “achareis descanso para a vossa alma”.
Por isso, em oração, louvemos ao Senhor Jesus por garantir para nós o
descanso do fardo da culpa do pecado e da condenação, justificando-nos;
reconhecendo a necessidade daquele descanso diário do auto esforço da alma,
desejemos andar com o Senhor Jesus, dia a dia, a fim de aprendermos seus
hábitos humildes, e andarmos em humildade e fé para com ele.