“Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das
suas raízes, um renovo. Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de
sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito
de conhecimento e de temor do Senhor” (Isaías 11.1-2).
Já temos visto nosso Deus de
promessas garantindo chamar seu povo para si, libertar seu povo da escravidão,
lutar em favor de seu povo e dar-lhe um reino eterno. Agora, Deus promete um
rei ungido para seu povo.
Esse rei ungido foi prometido por
meio da família de Davi. Observe o que a Escritura diz: “ Do tronco de Jessé
sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo”. Jessé foi um dos filhos de
Obede e pai de Davi. Conforme as Escrituras, “Obede gerou a Jessé, e Jessé
gerou a Davi” (Rute 4.22). Esse rei recebe aqui, novamente, um título
messiânico, “Renovo”, quando a Escritura afirma: “das suas raízes, um renovo”.
Outros profetas fizeram semelhantes promessas proféticas acerca dessa justiça
real; por exemplo: Jeremias diz, “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que
levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e
executará o juízo e a justiça na terra” (Jeremias 23.5); Zacarias escreveu,
“Ouve, pois, Josué, sumo sacerdote, tu e os teus companheiros que se assentam
diante de ti, porque são homens de presságio; eis que eu farei vir o meu servo,
o Renovo” (Zacarias 3.8); e “E dize-lhes: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eis
aqui o homem cujo nome é Renovo; ele brotará do seu lugar e edificará o templo
do Senhor” (Zacarias 6.12).
Esse rei (“o Renovo”) serviria
mediante a capacitação do Espírito Santo, pois a Escritura afirma, “Repousará
sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o
Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do
Senhor”. O Espírito de Deus não apenas viria sobre ele de vez em quando (como
ocorreu com o rei Saul); como registra a Escritura, “Chegando eles a Gibeá, eis
que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; o Espírito de Deus se apossou
de Saul, e ele profetizou no meio deles” (1 Samuel 10.10). O Espírito estaria
continuamente sobre ele a fim de capacitá-lo para o ministério. Atente para as
palavras usadas pela Escritura, “Repousará sobre ele o Espírito do Senhor”. Sem
dúvida, esse rei, o Renovo, seria Jesus Cristo. Jesus aplicou uma passagem
messiânica similar a si mesmo. Certo dia, numa sinagoga, Jesus fez a leitura do
livro do profeta Isaías, onde está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre
mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar
libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade
os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor” (Lucas 4.18-19). Logo
depois, fechando o livro e tendo todos os presentes olhando para ele, Jesus
afirmou: “Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir” (Lucas 4.21). Sim,
Jesus Cristo é o Messias, o rei ungido. De fato, Cristo é o termo grego para “o
ungido”, enquanto que, Messias é o termo hebraico para a mesma expressão.
O ministério do Messias seria
caracterizado por sabedoria piedosa, entendimento celestial, conselho perfeito,
poder divino, conhecimento completo e santa reverência ao Pai. Todas essas
coisas seriam produzidas pela obra do Espírito Santo nele, pois a Escritura
afirma: “Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de
entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento
e de temor do Senhor”.
Portanto, em oração, reconheçamos
que Jesus é nosso Rei ungido; reconheçamos que tudo quanto ele demonstrou em
seus dias sobre a terra são as próprias necessidades que temos em nossa vida
diária; supliquemos que, conforme suas promessas, mediante a obra do seu
Espírito, ele supra essas realidades em nosso caminhar.