segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O Caminho da Salvação


            Em Atos 16.10 a 34, Lucas conta a história de três personagens bem diferentes: uma mulher rica e religiosa, uma jovem pobre e oprimida, e um carcereiro. O apóstolo Paulo anuncia o “Caminho da Salvação” a essas três pessoas. Elas precisavam conhecer esse caminho porque precisavam ser salvas, pois, como diz a Escritura “Todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3.23).  Isto nos leva às seguintes conclusões.
            Primeira, ser rico e religioso não significa conhecer o Caminha da Salvação. A primeira personagem, Lídia, era uma mulher rica e religiosa. Rica por ser comerciante de púrpura, um tecido fino muito caro. Religiosa em virtude da declaração do texto de que era “temente a Deus” e participava de uma reunião de oração aos sábados. Contudo, apesar de ser rica e temente a Deus, ela não conhecia o “Caminho da Salvação”. Ela precisou ouvir do apóstolo Paulo acerca dele. E, quando o ouviu, o “Senhor lhe abriu o coração” e ela aprendeu sobre esse Caminho.
            Segundo, ser pobre e oprimido não significa conhecer o Caminho da Salvação. A segunda personagem, uma jovem anônima, era uma mulher pobre e oprimida. Pobre porque era escrava. Oprimida, pois era explorada por seus senhores e por encontrar-se possessa por um espírito maligno adivinhador. Essa jovem pobre não conhecia o Caminho da Salvação, pois a pobreza não propicia tal conhecimento. Além disso ela era duplamente escrava e oprimida, por homens e por Satanás. Ela precisou ouvir do apóstolo Paulo acerca desse Caminho e, quando o ouviu, o Senhor lhe abriu o coração, a libertou da opressão maligna e ela conheceu o Caminho da Salvação.
            Terceiro, ser um carcereiro, isto é, uma pessoa nem rica nem pobre, nem religiosa nem oprimida, também não significa conhecer o Caminho da Salvação. A terceira personagem, um carcereiro anônimo, era uma pessoa comum. Não pertencia a classe rica, mas também não pertencia à classe escrava. Não era um homem religioso, mas também não se encontrava possesso por Satanás. Entretanto, ele também não conhecia o Caminho da Salvação. Era-lhe necessário ouvir de Paulo acerca dele e, quando o ouviu, o Senhor também lhe abriu o coração e ele conheceu esse Caminho.
            Portanto, não importa a qual classe social pertencemos, não importa se somos ou não religiosos, todos nós necessitamos conhecer o Caminho da Salvação. E esse Caminho é Jesus Cristo, pois “ninguém vai ao Pai” senão por meio dele (João 14.6); porque ele é o único “mediador entre Deus e os homens” (1 Timóteo 2.5); e porque “não há salvação em nenhum outro” (Atos 4.12). Conhecer o Caminho da Salvação é conhecer Jesus Cristo, o Filho de Deus, e crer nele como seu Salvador pessoal. Quem crê no Senhor Jesus será salvo (Atos 16.32). Conheça o Caminho da Salvação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário