segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Não Temas - Expressão de Encorajamento



            Em seu relacionamento com seus servos, Deus, por diversas vezes, emprega a expressão “não temas”. Ao fazê-lo, seu propósito é encorajar a eles e a nós à confiança nele. Algumas dessas ocasiões são:
            “Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo” (Gênesis 26.24). Aqui o Senhor encoraja Isaque a não ter medo diante da situação em que se encontrava e a confiar na promessa divina, a saber, companhia do Senhor e renovação da aliança abraâmica.
“Elias lhe disse: Não temas; vai e faze o que disseste; mas primeiro faze dele para mim um bolo pequeno e traze-mo aqui fora; depois, farás para ti mesma e para teu filho” (1 Reis 17.13). Por meio de Elias, o Senhor encoraja a viúva de Sarepta a não ter medo diante da fome que assolava sua cidade e a confiar na providência divina.
“Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles” (2 Reis 6.16). A casa de Eliseu encontrava-se cercada por um forte e bem armado exército; seu moço, ao acordar e abrir a janela, vê o exército e teme por sua vida; Eliseu é usado pelo Senhor para encorajar aquele jovem a não ter medo diante do perigo e a confiar na proteção do Deus onipotente.
“...não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” (Isaías 41.10). O Senhor, usando o profeta Isaías, encoraja o rei Ezequias a não ter medo em face do cerco de Jerusalém pelo exército babilônico e a confiar na força, sustento e ajuda de Deus.
“...Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador...” (Isaías 43.1-3). Novamente, por meio de Isaías, Deus encoraja seu povo a não ter medo das circunstâncias da vida, e a confiar nele como seu Salvador e em sua promessa de companhia perpétua.
“E quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados. Não temais, pois! Bem mais valeis vós do que muitos pardais” (Mateus 10.30-31). O Senhor Jesus encoraja seus discípulos a não terem medo diante das aflições e perigos que poderiam vir a enfrentar, e a confiar suas vidas ao cuidado de Deus.
“...Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno” (Apocalipse 1.17-18). Aqui o Senhor encoraja seu discípulo, João, a não ter medo da morte, e a confiar naquele que venceu a morte e, portanto, pode livrar da morte e do inferno aquele que nele confia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário