sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Mais sobre a fonte da fé

            “Pela fé em o nome de Jesus, é que esse mesmo nome fortaleceu a este homem que agora vedes e reconheceis; sim, a fé que vem por meio de Jesus deu a este saúde perfeita na presença de todos vós” (Atos 3.16).

            O caminho do discipulado somente pode ser trilhado pela fé (mediante a confiança em nosso Senhor invisível). O desenvolvimento nunca pode ser alcançado mediante a visão (mediante a dependência daquilo que nossos sentidos humanos podem deduzir e processar). “Visto que andamos por fé e não pelo que vemos” (2 Coríntios 5.7). Portanto, é vital que compreendamos para onde devemos ir a fim de encontrar a fonte de nossa fé. E a orientação da Escritura é, “Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus (Hebreus 12.2). Jesus é a fonte da fé, somente ele. As Escrituras frequentemente expõem esta verdade fundamental.

            Quando o aleijado foi curado, à porta do Templo, esta verdade fundamental foi novamente declarada. Este milagre ocorreu quando dois dos discípulos do Senhor estavam indo ao Templo de Jerusalém para orar. As Escrituras registram: “Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona” (Atos 3.1). Um homem que fora aleijado por toda a sua vida lhes pediu uma esmola. Lemos nas Escrituras: “Era levado um homem coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola” (Atos 3.2-3). Pedro e João não tinham dinheiro, mas ofereceram muito mais do que o aleijado havia pedido. A Escritura diz que, “Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” (Atos 3.6). Eles ofereceram a este homem a cura no nome de Jesus Cristo. A Bíblia relata que, “E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram; de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus” (Atos 3.7-8). O milagre foi amplo. O aleijado não apenas foi fortalecido para andar, ele também foi capacitado a saltar e, excitado, a dar exuberante louvor ao Senhor.

            Quando a multidão maravilhada se reuniu, Pedro explicou como o milagre estava relacionado com o nome de Jesus, dizendo, “Pela fé em o nome de Jesus, é que esse mesmo nome fortaleceu a este homem que agora vedes e reconheceis” (Atos 3.16a). A expressão “nome de Jesus” diz respeito a sua pessoa e a seu poder (isto é, tudo que Jesus é e tudo quanto ele é capaz de fazer). Esta demonstração do poder de Jesus foi experimentada por meio da fé no seu nome (isto é, em dependência de quem ele é o do que ele pode fazer). Então, Pedro esclareceu a fonte desta fé. Como está escrito: “Sim, a fé que vem por meio de Jesus deu a este saúde perfeita na presença de todos vós” (Atos 3.16b). Jesus é a fonte da fé. Aqueles que conhecem a Jesus como o Senhor que opera maravilhas, confiam nele para fazer coisas extraordinárias.

            Por isso, colocando-nos em oração diante desse glorioso Senhor, reconheçamos que há muitas questões com as quais somente ele pode lidar – os problemas no mundo, as necessidades nas igrejas, as dificuldades que ameaças os amados, cargas em nossas vidas; expressemos confiança no seu nome; e supliquemos que ele nos mostre novamente quem ele é e o que somente ele pode fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário