segunda-feira, 14 de maio de 2012

O Atleta


            Entre as várias figuras que a Bíblia emprega para falar sobre o cristão e sua vida encontramos a do atleta. Escrevendo sua primeira carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo diz: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina, aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível” (9.24-25).
O apóstolo convida seus leitores a se recordarem dos jogos realizados na Grécia, especialmente a corrida, a maratona de nossos dias, e a refletirem sobre eles a fim de fazerem uma comparação com sua jornada como cristãos. Uma comparação entre o atleta da corrida secular e atleta da corrida cristã.
Na corrida secular, todos correm, mas só um leva o prêmio. Isto é, existem muitos corredores, todos desejosos de vencer, todos dando o melhor de si. Contudo, dentre todos apenas um é vencedor. Apenas um recebe o troféu, a medalha de ouro, ou a coroa de louro como era o caso na Grécia antiga. Na corrida cristã, todos os que crêem em Cristo correm e todos levam o prêmio. Em outras palavras, existem muitos corredores, todos desejosos de vencer, todos dando o melhor de si, todos diligentemente empregando seus esforços no sentido fazer uma boa corrida (ou combater o bom combate, conforme 2 Timóteo 4.7-8), e todos os que assim correrem receberão o prêmio.
O atleta secular, diz o apóstolo, em tudo se domina e o prêmio por sua vitória é uma coroa corruptível. Isto é, o atleta secular emprega toda sua diligência e autocontrole a fim de preparar-se adequadamente para a corrida. Submete-se a exercícios físicos extenuantes, dietas apropriadas, longos períodos de preparação, privações e etc. Tudo isso ele faz porque tem um objetivo, vencer a corrida. E emprega, com autocontrole, todo resultado de seu preparo para alcançar esse objetivo. Ao vencê-la, sua recompensa por todo seu esforço é uma coroa corruptível, ou seja, uma coroa de louro que dura alguns dias e murcha. O atleta cristão deve tomar para si o exemplo de empenho e domínio próprio do atleta secular. Deve empregar toda sua diligência no sentido de preparar-se para a carreira cristã e corrê-la com empenho e dedicação, como o atleta secular, a fim de alcançar um prêmio também. Não um prêmio corruptível, uma coroa que se deteriora e acaba, mas uma coroa incorruptível, a coroa da justiça (2 Timóteo 4.8), que é eterna e não murcha.
Estamos inscritos numa corrida, a jornada cristã; somos atletas espirituais e, como tais, devemos nos preparar para essa corrida e corrê-la diligentemente; há um prêmio sublime à nossa espera no final da jornada, a coroa incorruptível da justiça; portanto, irmãos, corramos de tal maneira que o alcancemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário