terça-feira, 29 de maio de 2012

Santidade na Casa do Rei


            O Salmo 93 é o primeiro de um grupo de salmos que louvam a Deus como o Rei (93, 95-100). Nele encontramos duas declarações sublimes, a saber, “Reina o Senhor. Revestiu-se de majestade; de poder se revestiu o Senhor e se cingiu”, e “à tua casa convém a santidade, Senhor, para todo o sempre.” Essas declarações nos levam a refletir sobre o cuidado que precisamos exercitar ao irmos à Casa do Senhor, pois significa estar diante do Rei majestoso e poderoso, e num local onde fica bem a santidade.
            Em primeiro lugar, visto que estaremos diante do Rei, cuja Casa requer santidade, precisamos ser cuidadosos em nosso preparo. Ir à Casa de Deus não é o mesmo que ir a um cinema, a um shopping ou a um outro lugar qualquer. Para irmos a estes lugares nos preparamos apenas tomando um banho, vestindo uma roupa limpa e etc. No entanto, para irmos à Casa de Deus e estarmos na presença do Rei, além do preparo acima, se faz necessário um preparo espiritual por meio da oração e do auto-exame.
            Em segundo lugar, visto que estaremos na Casa de Deus, à qual fica bem a santidade, e diante do Rei revestido de majestade, precisamos ser cuidadosos em nosso comportamento. Estar na Casa de Deus, onde convém a santidade, e diante do Rei, revestido de majestade, não é o mesmo que estar na sala de nossa casa, ou no corredor de um shopping, ou em outro lugar qualquer. Nestes lugares temos uma certa liberdade de comportamento, podemos conversar e nos movimentarmos à vontade. Estar diante do Rei, em sua Casa, requer que sejamos cuidadosos com nosso comportamento, conversas, movimentação e etc, pois a santidade é conveniente a essa Casa.
            Em terceiro lugar, considerando que estaremos na presença do Senhor que reina, cuja Casa é santa, precisamos ser cuidadosos em nosso vestuário. Estar na Casa de Deus é diferente de estar em nossa casa, num shopping, numa quadra de esportes ou em qualquer outro lugar. Quando estamos em nossa casa, usamos um tipo de vestuário; quando vamos ao shopping, usamos outro tipo de vestuário; quando praticamos um esporte, usamos um tipo diferente de roupa. Quando vamos à Casa de Deus, à presença do Rei majestoso e poderoso, precisamos usar roupas adequadas à ocasião, o melhor vestuário, vestes nupciais, pois estaremos diante do Senhor que reina, que se revestiu de majestade e de poder.
            Reflitamos sobre isso e sejamos cuidadosos quanto ao nosso preparo, comportamento e vestuário ao irmos à Casa de Deus, à qual convém a santidade, e à presença do Rei, que se revestiu de majestade e de poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário