No início do livro de Atos dos Apóstolos, encontramos
três expressões acerca do Espírito Santo que apontam para uma mesma realidade.
Essas expressões estão nos seguintes versículos: “Porque João, na verdade,
batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito
depois destes dias.... mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito
Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e
Samaria e até aos confins da terra.... Todos ficaram cheios do Espírito Santo e
passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que
falassem” (Atos 1.5, 8; 2.4).
Quando o livro de Atos dos Apóstolos se refere à
capacitação dada pelo Espírito Santo para o ministério, são usadas três
palavras diferentes para descrever a mesma realidade. Quando Jesus prometeu
essa capacitação ou poder, ele usou o termo “batizados com”. “Mas vós sereis
batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias” (Atos 1.5).
Quando ele indicou que esta capacitação ou poder resulta em testemunho pelo
mundo inteiro, o termo “descer sobre vós” foi usado. “Mas recebereis poder, ao
descer sobre vós o Espírito Santo” (Atos 1.8). Então, quando essas promessas do
Espírito foram cumpridas, o termo empregado foi “ficaram cheios”. “Todos
ficaram cheios do Espírito Santo” (Atos 2.4).
Fica claro que esses três termos usados em Atos 1-2 se
referem ao mesmo fenômeno espiritual, a capacitação pelo Espírito Santo dos
seguidores de Jesus para testemunho. Cada terminologia carrega suas próprias
implicações descritivas. Ser “batizado com” o Espírito Santo é semelhante a ser
inundado por ele. Ter o Espírito Santo “descendo sobre” é como ser “impactado
de cima” por ele. Ser “cheio do" Espírito Santo” é como transbordar dele.
Todavia, embora as palavras tragam cada uma sua própria figura, todas descrevem
a mesma realidade. Os três termos são biblicamente corretos, embora “ficar
cheio do Espírito Santo” seja usado com mais frequência no livro de Atos.
Essas promessas sobre a capacitação do Espírito Santo
não podem ser monopolizadas por qualquer grupo denominacional ou herança
teológica. Nem podem ser ignoradas por qualquer indivíduo ou segmento dentro do
corpo de Cristo. Elas são verdade para todos os filhos de Deus. Cada discípulo
do Senhor Jesus deve continuar a aprender e a crescer nessa capacitação
espiritual essencial.
Talvez, uma palavra de esclarecimento deva ser dada.
Essas promessas não dizem respeito à habitação do Espírito Santo no povo de
Deus. O Espírito Santo vive definitivamente dentro de cada pessoa nascida de
novo em Cristo. “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus
habita em vós?” (1 Coríntios 3.16). O Espírito já vivia dentro dos apóstolos
quando lhes foram dadas essas promessas. “E, havendo dito isto, soprou sobre
eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo” (João 20.22). Essas promessas
dizem respeito à habitação do Espírito inundando e superabundando nossas vidas
com a capacitação ou poder da realidade de sua presença.
Coloquemo-nos de joelhos,
humildemente, diante de nosso Salvador, agradecendo por nos dar vida abundante,
e rogando que encha nossa vida para superabundar-nos com a obra capacitadora do
seu Espírito. Façamos isso, não porque procuramos benefícios pessoais, mas a
fim de nos tornarmos testemunhas mais eficientes de nosso Salvador. Necessitamos do poder do Espírito Santo para refletir a
realidade do Cristo ressurreto mediante nossos pensamentos, palavras,
comportamento e ações.
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