sexta-feira, 16 de abril de 2021

Acesso à graça mediante a humildade e a fé

            “Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4.6). “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus” (Romanos 5.1-2).

            Até aqui, em nossas meditações sobre o crescimento na graça de Deus, temos examinado várias áreas da verdade bíblica, áreas como a Antiga Aliança da lei, a graça da Nova Aliança, a suficiência de Deus para a vida piedosa, viver mediante as promessas de Deus e santos do Antigo Testamento que viveram pela graça de Deus. Agora, retornamos a uma consideração mais extensa de como nos beneficiamos das gloriosas riquezas da graça de Deus. Como visto nas meditações anteriores, a graça de Deus é acessada mediante a humildade e a fé.

            Se desejamos viver pela graça de Deus, devemos estar dispostos a renunciar ao orgulho e a caminhar em humildade. Observe bem o que a Escritura diz: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4.6). O Senhor se opõe ao caminho da autossuficiência. Quando, de modo orgulhoso, supomos que podemos produzir o tipo de vida para a qual Deus nos chama a viver, o progresso espiritual é impedido. Humildade envolve concordar com os pronunciamentos de Deus concernentes às nossas incapacidades ou fraquezas. Implica em concordar com declarações como esta, “não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus” (2 Coríntios 3.5). A pessoa que deseja caminhar humildemente diante de Deus possui um entendimento preciso da nossa abrangente necessidade da atuação do Senhor em nossa vida e por meio dela. Como o Senhor Jesus deixou bem claro, “porque sem mim nada podeis fazer” (João 15.5c).

            Juntamente com a humildade concernente a nós mesmos, Deus deseja que andemos pela fé em ralação a ele. O Senhor deseja atuar em nossa vida mediante sua graça incomparável. A fé acessa essa graça, pois a Escritura declara, “por intermédio de quem (Jesus) obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes” (Romanos 5.2a). O Senhor se agrada do caminho da “dependência de Cristo”.

            Sempre que enfrentamos um problema da vida mediante a fé em Jesus Cristo nos aproveitamos da abundante graça do Senhor. Quando aceitamos de modo dependente que Deus pode produzir o tipo de vida para a qual ele nos chama, é assegurado o progresso espiritual. Fé envolve concordar com os pronunciamentos de Deus concernentes a ser ele a nossa suficiência. Pois a Escritura afirma categoricamente, “a nossa suficiência vem de Deus” (2 Coríntios 3.5b). A pessoa que deseja andar pela fé para com o Senhor possui um entendimento preciso de sua habilidade abrangente de atuar em nossa vida e por meio dela. Como o Senhor Jesus declarou, “Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto” (João 15.5b).

            Igualmente, como observado anteriormente, humildade e fé são realidades relacionais. Nenhuma delas pode ser produzida por nós. Elas não são o resultado do labor ou esforço humano. Elas somente podem se desenvolver como uma realidade crescente mediante um relacionamento crescente com o Senhor Jesus Cristo.

            Consequentemente, em oração, admitamos humildemente nossa própria insuficiência para produzir a vida que o Senhor deseja que vivamos; confessemos confiantemente que sua graça é nossa fonte de recurso suficiente para a frutificação abundante; e reafirmemos o desejo de conhecer melhor ao Senhor, para que a humildade e a fé possam ser realidades crescentes em nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário