sexta-feira, 1 de maio de 2020

Um pouco mais sobre as promessas de Deus e a lei de Deus

            “Não foi por intermédio da lei que a Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo, e sim mediante a justiça da fé. Pois, se os da lei é que são os herdeiros, anula-se a fé e cancela-se a promessa” (Romanos 4.13-14).
            Essas palavras do livro de Romanos dão continuidade a nossa consideração sobre as promessas de Deus e a Lei de Deus. Abraão é, novamente, a pessoa ao redor de quem as percepções se abrem.
            Deus prometeu a Abraão bênçãos sem medida. Lemos nas Escrituras, “A tua descendência será como o pó da terra; estender-se-á para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra” (Gênesis 28.14). Essas promessas não são condicionais à capacidade de Abraão de alcançar o nível da santa Lei de Deus. Pois está escrito: “Não foi por intermédio da lei que a Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo” (Romanos 4.13a). A Lei ainda estava há centenas de anos de ser revelada quando Deus fez essas promessas a Abraão. Igualmente, essas promessas não dependiam da circuncisão (o sinal dessa aliança com Abraão); visto que a Escritura afirma: “E recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça da fé que teve quando ainda incircunciso; para vir a ser o pai de todos os que creem, embora não circuncidados, a fim de que lhes fosse imputada a justiça” (Romanos 4.11). A circuncisão foi adicionada depois que Abraão ouviu as promessas e creu.
            Nos encontros com Deus, foi requerido de Abraão que colocasse sua confiança e segurança no Senhor. Como está escrito: “Não foi por intermédio da lei que a Abraão e a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo, e sim mediante a justiça da fé” (Romanos 4.13). Quando Abraão creu nas promessas de Deus, naquele momento, Deus o declarou justo aos seus olhos. Observe a declaração das Escrituras: “Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça” (Romanos 4.3). O que deu a Abraão o direito de estar com Deus e lhe permitiu entrar nas promessas de Deus foi sua confiança no Senhor.
            A única outra opção à “fé que depende de Deus” seria a “auto dependência do cumprimento da Lei”. Uma aproximação de Deus como esta é totalmente inaceitável, visto que a Escritura diz: “pois, se os da lei é que são os herdeiros, anula-se a fé e cancela-se a promessa” (Romanos 4.14). Tentar merecer as promessas de Deus mediante o cumprimento da Lei declara que concebemos a fé em Deus como insuficiente. Esforçar-se para obter o que Deus tem prometido prover declara que consideramos suas promessas como ineficazes.
            Por isso, coloquemo-nos em oração diante de Senhor, nosso Deus, pedindo perdão por nossas frequentes tentativas de realizar por meio de meus atos aquilo que ele oferece por meio da promessa; reconhecendo que agir dessa forma mostra desprezo a fé nele e a suas promessas; e suplicando que nos dê uma nova consciência da excelência da fé o do poder se suas promessas.

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